DIA DA CRIANÇA AFRICANA
O Dia da Criança Africana, comemorado no dia 16 de junho, foi instituído após uma manifestação estudantil em Joanesburgo, na África do Sul, que resultou em centenas de vítimas. Embora a data exista em memória deste acontecimento, também deve ser vista como um momento de conscientização. Afinal, infelizmente, a criança africana ainda é vítima de violações de direitos. Por isso, que tal saber mais sobre o Dia da Criança Africana e descobrir como falar sobre essa data com seu pequeno ou pequena? Acompanhe!
O Dia da Criança Africana remonta a tristes e chocantes acontecimentos, ocorridos no ano de 1976. Em 16 de junho daquele ano, a cidade de Joanesburgo, na África do Sul, presenciou o sangrento massacre de Soweto.
Na ocasião, milhares de estudantes protestavam contra a baixa qualidade de ensino no país e a obrigatoriedade do idioma africâner, utilizado apenas por uma minoria branca. A manifestação, que tinha cunho pacífico, sofreu uma violenta e brutal repressão policial.
A catástrofe culminou em dias de motins, protestos e revoltas, somando centenas de mortos e feridos. Entre eles, um número incontável de crianças, adolescentes e jovens entre 10 e 20 anos de idade.
Diante da tragédia, em 1991, foi instituído pela Organização da Unidade Africana (OUA) o Dia da Criança Africana. Essa data nos faz refletir sobre a necessidade urgente de se proteger os pequenos e pequenas contra todas as formas de violência.
Além disso, a data é também um importante marco da luta por uma educação de qualidade, que respeite a cultura, a origem e as histórias de todas as crianças. Especialmente, as africanas!
#AFAMA #AFAMARJ #afama #afamarj
Fonte: www.leiturinha.com.br