DIA DA CRIANÇA AFRICANA

Dia da Criança Africana, comemorado no dia 16 de junho, foi instituído após uma manifestação estudantil em Joanesburgo, na África do Sul, que resultou em centenas de vítimas. Embora a data exista em memória deste acontecimento, também deve ser vista como um momento de conscientização. Afinal, infelizmente, a criança africana ainda é vítima de violações de direitos. Por isso, que tal saber mais sobre o Dia da Criança Africana e descobrir como falar sobre essa data com seu pequeno ou pequena? Acompanhe! 

O Dia da Criança Africana remonta a tristes e chocantes acontecimentos, ocorridos no ano de 1976. Em 16 de junho daquele ano, a cidade de Joanesburgo, na África do Sul, presenciou o sangrento massacre de Soweto.

Na ocasião, milhares de estudantes protestavam contra a baixa qualidade de ensino no país e a obrigatoriedade do idioma africâner, utilizado apenas por uma minoria branca. A manifestação, que tinha cunho pacífico, sofreu uma violenta e brutal repressão policial.

A catástrofe culminou em dias de motins, protestos e revoltas, somando centenas de mortos e feridos. Entre eles, um número incontável de crianças, adolescentes e jovens entre 10 e 20 anos de idade. 

Diante da tragédia, em 1991, foi instituído pela Organização da Unidade Africana (OUA) o Dia da Criança Africana. Essa data nos faz refletir sobre a necessidade urgente de se proteger os pequenos e pequenas contra todas as formas de violência.

Além disso, a data é também um importante marco da luta por uma educação de qualidade, que respeite a cultura, a origem e as histórias de todas as crianças. Especialmente, as africanas!

#AFAMA #AFAMARJ #afama #afamarj  

Fonte: www.leiturinha.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *